imagem que representa um ícone de relógio HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a sexta: das 8h às 20h
Sábado, das 8h às 12h
imagem que representa a logomarca da Casa Obstare

O que é?

A frase “você é o que você come” ajuda muito a definir o que é a nutrição.

Certamente, somos o que comemos e isso pode definir muitos aspectos da nossa vida.

Nesse sentido, a nutrição é a área que compreende a ciência dos alimentos e como eles reagem no nosso organismo, sendo o profissional a frente dessa área, o nutricionista, especialista em identificar quais os melhores alimentos para cada metabolismo e fase de vida.

Assim, o nutricionista se dedica a promover, preservar ou recuperar a saúde do corpo através da alimentação ideal, contando com a ingestão dos nutrientes necessários para que o corpo se mantenha ativo de forma saudável.

O que é nutrição materno-infantil?

Pensando em mulheres que planejam uma gravidez, a importância da alimentação é ainda mais expressiva.

Uma especialização da nutrição para tratar desse tema é a nutrição materno-infantil, que corresponde aos cuidados nutricionais com a mãe e com o bebê ao longo do seu desenvolvimento.

Como é o acompanhamento desse profissional?

Na fase de planejamento da gravidez, o nutricionista pode orientar sobre quais alimentos favorecem a fertilidade, além de introduzir uma dieta adequada de programação metabólica da mãe para gerar um bebê saudável e ter uma gestação de baixo risco.

Ao engravidar, o acompanhamento do nutricionista ainda se faz presente, auxiliando a mãe no consumo de alimentos saudáveis para seu corpo e para o bebê, a fim de que não faltem, mas também não sobrem, nutrientes a nenhum dos dois.

Como o nutricionista pode auxiliar após o nascimento do bebê?

Após o nascimento do bebê, o nutricionista ainda acompanha a mãe no seu restabelecimento, orientando sobre os alimentos mais indicados para evitar cólicas e demais incômodos no bebê que está sendo alimentado pelos nutrientes que a mãe transmite através do leite materno.

Após os 6 meses de vida, o papel do nutricionista é direcionado para a introdução alimentar do bebê

O acompanhamento desse profissional nessa fase é imprescindível, pois, os alimentos têm capacidade de promover alterações metabólicas importantes, de modo que deve ser priorizada a ingestão de alimentos compatíveis com cada idade.

Além disso, é o momento em que o nutricionista avalia o ganho de peso e crescimento, e, auxilia os pais quanto a eventuais restrições alimentares ou alergias.

Ana Carolina Amorim

Nutricionista Materno-infantil

Ana Carolina Amorim ou Nutri Carol Amorim é Nutricionista Materno Infantil, especialista em dificuldades alimentares na infância e trabalha com abordagem comportamental, que oferece acolhimento e motivação. A Nutri Carol também é consultora em amamentação e mãe de duas, a Manuela e a Giulia. Formada há mais de 10 anos pela Universidade São Camilo, atuou no Hospital das Clínicas (HCFMUSP) e em diversas áreas da nutrição até chegar à maternidade e mudar de vez seu propósito de vida: hoje, ela se dedica carinhosamente à missão de contribuir para uma geração mais saudável atendendo mulheres, que pretendem engravidar, mães, bebês, crianças e famílias que queiram melhorar seus hábitos alimentares, acompanhando os “1000 dias”, que vão desde antes da concepção, até os primeiros anos de vida do bebê.

@nutricarolamorim Whatsapp 11 98259-9504