A enfermagem obstétrica é uma especialidade da enfermagem focada em prestar assistência às gestantes de risco habitual (baixo risco), com o olhar integral à mulher nas diversas fases do período gestacional e pós-parto. Ela também participa nas gestações de alto risco em parceria com o médico obstetra.
A profissional a frente dessa área é a enfermeira obstetra, que analisa minuciosamente as condições de saúde da mãe e do bebê, buscando alternativas para solucionar eventuais problemas e quando isso ocorre, na minoria das vezes, passa o caso ao médico obstetra.
Quais as funções desempenhadas pela enfermagem obstétrica?
O acompanhamento da enfermeira obstetra é direcionado a parturiente e ao recém-nascido.
Este profissional atua em parceria com o médico especializado em obstetrícia, realizando desde o planejamento da gravidez, até o acompanhamento da gestante no pré-natal e da mãe e recém-nascido ao longo dos 3 meses após o parto.
Ela acompanha o parto natural de gestantes em boas condições de saúde e em parceria com o médico obstetra, as gestações de alto risco.
De modo geral, em situações que não existem patologias para intercorrer na saúde da gestante ou do bebê, a enfermeira obstetra realiza atendimento pleno à gestante.
Dentre as funções desempenhadas pela enfermagem obstétrica, citamos:
Atendimento de pré-natal;
Condução do parto natural de gestantes saudáveis;
Exames obstétricos em gestantes, verificando as contrações, a dilatação, a pressão arterial, os batimentos cardíacos fetais.;
Observação a fim de discernir qualquer alteração patológica que possa demandar atendimento médico especializado;
Auxílio no pós-parto com cuidados gerais e amamentação.
As práticas são humanizadas?
Essa vertente da enfermagem tem como princípio o respeito à fisiologia, ao corpo e à saúde mental da mulher, prezando pelo conforto e tranquilidade da mãe e do bebê.
Estes também são os valores de todos os profissionais, que prezam pelos cuidados obstétricos baseados em evidências científicas.
As enfermeiras obstetras também estão capacitadas para o atendimento de partos domiciliares, seguindo técnicas seguras para o parto, com a avaliação da necessidade de transferência para o hospital quando necessário..
A ação dessas profissionais prioriza o parto humanizado, uma vez que isso favorece o vínculo do bebê com a mãe, fortalece o sistema imunológico dentre outras funções necessárias para a melhor adaptação do bebê ao ambiente externo ao útero..
A Enfermeira Obstetra responsável pela enfermagem obstétrica na Casa Obstare é a Bárbara Grande (COREN/SP 264.895)
Muito experiente na função e com amplo conhecimento em diversas técnicas integrativas, a Bárbara realiza essa função com propriedade e maestria com a experiência de milhares de partos já atendidos.
Joyce é enfermeira formada desde 2009, parteira, vive a maternidade na íntegra desde 2015, sendo mãe de duas meninas que nasceram de parto domiciliar.
Pauta seus atendimentos na escuta, acolhimento e todos possíveis esclarecimentos de dúvidas, sempre incentivando a autonomia do casal.
Gosta de trabalhar da forma mais natural possível, interessada por assuntos voltados a ginecologia natural e uso de plantas medicinais. É apaixonada por pessoas e gosta de ouvir suas histórias!