A doula é uma profissional que oferece assistência emocional, tranquilidade, encorajamento e conforto à mulher durante a gravidez, parto e pós-parto, além de ajudar as mulheres na busca pelas melhores informações e profissionais voltados ao atendimento humanizado. Ela promove amparo em um momento que é natural haver insegurança e medo do desconhecido.
O parto humanizado é uma experiência que transforma a família. Ele influencia, inclusive, a forma como a mãe estabelece um vínculo com o bebê, além dos demais vínculos estabelecidos na família.
A doulagem objetiva proporcionar um espaço sem julgamento e críticas, individualizando cada necessidade de cada gestante, falando na linguagem mais acessível possível com a mulher atendida.
Durante o trabalho de parto, ela oferece conforto, faz massagens, orienta exercícios ou variações de posição, que auxiliam no controle da dor e no bem-estar da mulher.
A doula não realiza procedimentos médicos ou obstétricos. Ela é uma profissional responsável por auxiliar a gestante em todo o processo gravídico e puerpério, contribuindo para a saúde da mulher e do bebê.