A liberdade de desfrutar a experiência de ser mãe, com apoio e orientação profissional, no período gestacional e durante o processo de dar à luz, só que à sua maneira, define o que é parto humanizado para uma mãe e seu bebê. Hoje você vai conhecer os principais detalhes e diferenciais desse processo. Confira!
O que é parto humanizado?
Humanizar o parto é a prática de dar às pessoas mais escolhas sobre sua experiência de dar à luz. Inclui prolongar o tempo desse trabalho, usar medicamentos ou técnicas para reduzir a dor durante o parto natural, e fazer com que os médicos trabalhem diretamente com a mãe, em vez de depender de um anestesista.
Há uma série de razões pelas quais o parto humanizado pode ser mais adequado para algumas mães, pois, acabam sentindo menos pressão para dar à luz rapidamente, além da opção de usar uma anestesia epidural, elas têm uma melhor conexão mente-corpo durante o trabalho de parto.
O que quer dizer parto humanizado?
Humanizar é o conceito do movimento para salvar a condição humana em nossa sociedade moderna, que foram esquecidas com o passar do tempo.
O movimento da humanização está em tudo, é relacionado ao resgate do respeito, acolhimento, privacidade, compartilhamento de informações reais e a segurança.
É uma busca por uma sociedade onde exista mais ajuda, colaboração e proximidade.
Quando falamos em humanização do parto, simplesmente relacionamos essas características humanas à enfermagem, respeitando as mulheres grávidas e as que dão à luz e dar-lhes o direito de conceber o bebê, com suas particularidades e história de vida.