Você sabe quais os benefícios do Yoga na gestação?
Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024
O Yoga é uma prática milenar que contribui para a saúde mental, emocional e física, sendo recomendado nos mais variados momentos da vida. Os benefícios do Yoga na Gestação são comprovados cientificamente, sendo uma ótima recomendação para a saúde das mulheres.
A seguir vamos nos aprofundar mas neste assunto e mostrar como o yoga pode fazer diferença no dia a dia das gestantes. Tenha uma boa leitura!
O que é yoga?
De uma forma geral, o yoga consiste em um conjunto de práticas e conhecimentos que visa levar o sujeito a um caminho de integração. O termo “yoga” significa “unir”, “integrar”, nos ensinando a nos perceber como uma parte de um todo.
A partir dessa percepção, compreendemos que nem tudo está sob nosso controle e desconstruímos ideias pré-concebidas, que foram transmitidas socialmente. O yoga permite trabalhar nosso corpo, nossa mente e nossas emoções, sempre de forma integrada, o que traz maior qualidade de vida e bem-estar.
Existem diversas modalidades do yoga, sendo o Hatha Yoga uma das mais indicadas para gestantes. O seu foco está na respiração e no alinhamento corporal, trabalhando funções que ajudam a se adaptar e a se manter mais saudável na gravidez.
Quais são os benefícios do yoga na gestação?
Para explicar melhor as contribuições do yoga durante a gravidez, preparamos uma lista com as suas maiores vantagens. Confira!
Adaptação às mudanças do corpo
A gestação traz uma série de mudanças para o corpo da mulher, como a maior retenção de líquidos, o novo posicionamento de órgãos (para receber o bebê) e as transformações nas taxas hormonais. Isso pode acarretar dores e problemas de circulação, trazendo desconfortos para o dia a dia da gestante.
As posturas do yoga ajudam a distribuir melhor o peso e a tornar o corpo mais flexível, o que facilita a sua adaptação. Os movimentos fluidos, por sua vez, facilitam a circulação do sangue, contribuindo para o maior bem-estar.
Melhora da digestão
O crescimento do útero pode trazer algumas alterações para a digestão, provocadas pela pressão no intestino que resulta no deslocamento de órgãos internos. As posições do yoga ajudam a ampliar o espaço interno na região abdominal e promover um melhor funcionamento digestivo, evitando uma série de problemas ao longo da gravidez.
Redução da ansiedade
O yoga traz práticas de respiração que ajudam a oxigenar o corpo, reduzem os hormônios do estresse — como o cortisol — e liberam hormônios da satisfação — como a serotonina e a melatonina. A prática também melhora a qualidade do sono e do descanso no dia a dia.
Dessa maneira, a atividade ajuda a ter mais tranquilidade e prazer na fase de adaptação. Você fica mais descansada e disposta para se cuidar.
Maior facilidade para o parto
O yoga contribui para a flexibilidade corporal e para o fortalecimento da musculatura, trabalhando a região pélvica e facilitando os movimentos do parto. Isso contribui, inclusive, para o melhor posicionamento e para a passagem do bebê.
Ao mesmo tempo a prática ajuda a se manter mais relaxada, o que reduz a intensidade das dores e otimiza o processo. A mulher desenvolve uma maior consciência corporal, construindo uma melhor conexão com seu corpo e ficando mais consciente das suas necessidades. Ela tem mais facilidade, por exemplo, para escolher a melhor posição para o parto.
Contribuições para o pós-parto
O yoga contribui para a recuperação após o parto, ajudando a melhorar a postura corporal e recuperar a força da mulher. Ela permite ter maior disposição e mais facilidade para se adaptar a essa nova fase da vida, podendo ser realizada em conjunto pela mãe e o bebê. Isso é favorável, inclusive, para a formação do vínculo materno!
Para alcançar todos esses benefícios da yoga na gestação, é preciso procurar uma prática direcionada especificamente para as gestantes. Nem todas as técnicas e posturas são recomendadas para grávidas, então tenha cuidado e procure por orientação.
Esperamos que tenha gostado de conhecer os benefícios do yoga na gestação! Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato!