Vale a pena ter uma doula?
Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024
O parto é um momento inesquecível, mas muito desafiador. Ansiedade, medo e expectativas são alguns dos sentimentos que acompanham a gestante na hora de trazer o bebê ao mundo. Por isso, o apoio no parto é indispensável. Atualmente, além da equipe médica obstétrica, as parturientes podem contar com uma companheira muito especial: a doula.
Essa profissão, reconhecida e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é fundamental para a humanização do parto. O trabalho das doulas vai além do dia do nascimento, estando presente também durante o pré-natal e o pós-parto.
A doula dá suporte físico e emocional à gestante nas consultas de pré-natal, durante o parto e no pós parto.A doula pode ajudar no fornecimento de informações, com a sugestão de leituras, ajuda a esclarecer dúvidas, pode auxiliar na montagem do plano de parto, mas acima de tudo pode abordar aspectos emocionais que possam gerar medo, ansiedade e consequentemente mais dor no parto, na tentativa de minimizá-los.Durante o trabalho de parto, a doula pode permanecer ao lado da mulher o tempo todo. Atua com massagens, sugere posições, encoraja a mulher. Ela também pode ajudar o parceiro(a) a se envolver e participar ativamente do momento.
Tem mais dúvidas sobre a atuação das doulas? Conte pra mim e/ou participe das rodas promovidas por elas na Casa Obstare!