Quais os principais testes a serem feitos assim que o bebê nasce?
Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024
Os primeiros dias de vida de um bebê são repletos de alegria e de comemoração, mas também devem ser contemplados como uma fase de cuidados e de investigação da saúde. Existem alguns exames que são fundamentais para esses primeiros momentos, verificando se tudo está dentro do esperado ou se há alguma alteração. Quanto antes forem identificados problemas, melhor será para a vida da criança e para o seu desenvolvimento, então conheça os 6 exames essenciais a serem feitos assim que o bebê nasce!
Teste do pezinho
O famoso teste do pezinho deve ser realizado entre o 2º e o 3º dia de vida. Gotas de sangue são coletadas do calcanhar do bebê para a identificação de doenças, sendo que a versão mais simples do teste analisa 4 problemas: o hipertireoidismo congênito, a anemia falciforme, a fibrose cística e a fenicetonúria.
Essas são doenças genéticas ou metabólicas que podem interferir no desenvolvimento cerebral, físico e mental do bebê. A versão ampliada do teste investiga mais de 40 doenças, sendo recomendada quando ocorrer alguma alteração ou infecção na gravidez.
Teste da orelhinha
O teste da orelhinha identifica problemas auditivos, observando como as estruturas do ouvido funcionam diante de estímulos sonoros. Esses estímulos são emitidos por um aparelho específico e o teste é realizado por um fonoaudiólogo, sendo que a recomendação é efetuá-lo entre o 2º e o 3º dia de vida.
Teste do olhinho
Também conhecido como teste do reflexo vermelho, essa técnica permite identificar problemas como o estrabismo, o glaucoma e a catarata infantil. O profissional projeta uma luz no fundo do olho do bebê e observa o seu reflexo, verificando a cor e o formato em que aparece.
Os reflexos avermelhados, alaranjados e amarelados indicam que está tudo bem. Os reflexos esbranquiçados, por sua vez, ou com formas diferentes, pedem que o bebê realize outras avaliações para a investigação, pois podem sinalizar problemas oculares.
Teste do coraçãozinho
O teste do coraçãozinho deve ser realizado no 1º ou no 2º dia do recém-nascido. Ele consiste na avaliação da oxigenação e dos batimentos cardíacos do bebê, que são observados a partir de um oxímetro colocado no seu pé como se fosse uma pulseira. Caso sejam percebidas alterações, o bebê deverá passar por um ecocardiograma para investigar possíveis problemas.
Tipagem sanguínea
Esse procedimento é realizado logo após o nascimento, com a utilização do sangue do cordão umbilical. É determinado o tipo sanguíneo do bebê (que pode ser A, B, O ou AB) e se seu fator é positivo ou negativo. O exame avalia os riscos de incompatibilidade sanguínea do bebê com a mãe – caso seus fatores sejam opostos – e os riscos dessa situação, como a icterícia neonatal.
Teste da linguinha
O teste da linguinha observa os movimentos da língua e a membrana que a conecta ao interior da boca, verificando limitações e alterações que possam surgir. As alterações nessa região podem interferir na fala da criança, na sucção do leite materno e no ato de engolir, sendo importante contar com a ajuda de um fonoaudiólogo para a investigação.
Com essas avaliações, a família estará consciente de problemas eventuais e o bebê poderá ser tratado o mais rápido possível, caso haja alguma alteração. Esses cuidados são fundamentais para o desenvolvimento saudável e um acompanhamento adequado da saúde infantil.
Agora você já sabe quais são os testes principais a serem realizados assim que o bebê nasce! Se ficou com alguma dúvida ou quiser marcar uma consulta com um obstetra, não deixe de entrar em contato!