Icone Relógio

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: das 8h às 20h

Sábado, das 8h às 12h

Descobri a diabetes gestacional, e agora?

Descobri a diabetes gestacional, e agora?

Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024

diabetes gestacional é uma complicação comum, principalmente durante os últimos meses de gravidez. Ela pode ser tratada para não gerar consequências para a mãe ou para o bebê, mas deve ser diagnosticada e acompanhada por um bom profissional.

No conteúdo de hoje você vai saber mais a respeito da diabetes gestacional, assim como os principais cuidados para tratá-la. Tenha uma boa leitura!

O que é a diabetes gestacional?

A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que pode surgir devido a alterações hormonais decorrentes da gestação, quando o organismo desenvolve uma resistência temporária a insulina — durante o período da gravidez. Essa condição é mais frequente no último trimestre gestacional, sendo favorecida por elementos como:

  • a idade avançada da mãe;
  • o uso de certos medicamentos (como corticoides);
  • a existência de quadros clínicos como a hipertensão.

Esse problema traz riscos de curto, médio e longo prazo para a mulher e para o bebê, como a propensão à obesidade e a distúrbios metabólicos, o risco de desenvolver diabetes no futuro ou o de a criança nascer grande demais, entre outros pontos. Entenda a seguir como funciona o diagnóstico da diabetes gestacional e as formas de tratamento!

Como é feito o diagnóstico da diabetes gestacional?

A diabetes gestacional costuma ser assintomática, devendo ser identificada pela consulta da glicemia no pré-natal. Os seus sintomas, quando existentes, podem incluir:

  • ganho de peso excessivo da mãe ou do bebê;
  • vontade excessiva de urinar;
  • recorrência de infecções urinárias;
  • aumento do apetite e/ou da sede da mãe;
  • sensação de cansaço excessivo;
  • náuseas;
  • visão turva.

Não deixe de relatar qualquer alteração para o seu profissional. Os sintomas podem ser incertos e, assim, demandar uma maior investigação.

Como funciona o tratamento da diabetes gestacional?

Se você foi diagnosticada com a diabetes gestacional, o médico deverá orientá-la quanto aos cuidados a se tomar. O acompanhamento do quadro pode ser feito pelo seu obstetra junto a um nutricionista, personalizando as intervenções de acordo com as suas necessidades e suas particularidades.

De uma maneira geral, o tratamento consiste em três pilares:

  • mudanças na alimentação — reduzindo a ingestão de carboidratos, de açúcar e de outros ingredientes que podem estar fazendo mal, substituindo-os por produtos integrais, frutas, verduras, legumes, proteínas e boas gorduras;
  • prática de atividades físicas — de acordo com as suas possibilidades ao longo da gestação;
  • utilização de medicamentos — como hipoglicemiantes orais ou insulina subcutânea.

Com essas intervenções, o quadro poderá ser controlado e os riscos serão evitados. A diabetes gestacional regredirá depois do parto, restaurando a qualidade de vida da mulher e permitindo que aproveite a maternidade da melhor maneira possível, desde que cumpra com todos os cuidados recomendados.Agora você conhece a diabetes gestacional, as suas causas e os principais tratamentos. Realizar o pré-natal de maneira adequada é a forma mais efetiva de diagnosticar a doença e evitar suas complicações, então procure o apoio de um bom obstetra e compareça a todas as suas sessões. Agende uma consulta na Casa Obstare e inicie o seu acompanhamento!

WhatsApp 1