Icone Relógio

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: das 8h às 20h

Sábado, das 8h às 12h

Conheça os benefícios da amamentação imediata pós-parto

Conheça os benefícios da amamentação imediata pós-parto

Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024

pós-parto é um momento delicado e de grande felicidade ao mesmo tempo. A mãe começa a se recuperar e tem seu primeiro contato com o bebê fora do útero, fortalecendo os vínculos emocionais e a conexão afetiva. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que o aleitamento materno se inicie nessa primeira hora de vida – chamada de Golden Hour – se esse for o desejo da mãe. Continue sua leitura e saiba mais sobre os benefícios da amamentação no pós-parto!

1. Contrações uterinas

A sucção do bebê ao se amamentar libera a ocitocina, um hormônio que contribui para as contrações uterinas e para o retorno do útero ao seu tamanho original. Isso evita o excesso de sangramento da mãe e a protege contra hemorragias, anemias e outras doenças comuns. 

2. Favorecimento da descida do leite e nutrição do bebê

Na primeira hora de vida do bebê o leite materno ainda não desceu, mas a sucção pode acelerar esse acontecimento. Por outro lado, as mamas liberam uma substância denominada colostro, que é transparente e composta por proteínas e anticorpos. Essa composição contribui para a nutrição do bebê, a adaptação do seu sistema respiratório, o desenvolvimento do sistema imunológico e o desenvolvimento da mucosa intestinal. Os seus benefícios são tão significativos que o colostro é conhecido como a “primeira vacina” para a criança.

3. Construção do vínculo afetivo

O contato pele a pele da mãe com o bebê na primeira hora de vida também é muito recomendado pelas organizações de saúde, desde que essa seja uma possibilidade conforme as condições de ambas as partes. Na Golden Hour tanto a mulher quanto o recém-nascido ainda estão acordados, tendo esse tempo para criar suas primeiras conexões após o nascimento e fortalecer o vínculo emocional antes de descansar.

4. Redução dos riscos de mortalidade neonatal

A amamentação no pós-parto reduz cerca de 22% dos riscos de mortalidade infantil. O Ministério da Saúde recomenda, por essa razão, que a criança seja colocada no colo da mãe logo após o seu nascimento, adiando inclusive a limpeza do bebê após o parto. O aleitamento materno promove a segurança do recém-nascido e também a da mulher, pois previne contra o câncer de mama, o câncer de útero e o câncer de ovário, além da diabetes, da osteoporose e das doenças cardiovasculares. É um procedimento que traz benefícios a curto, médio e longo prazo.

5. Estímulo da amamentação e aprendizado do bebê

O aleitamento na primeira hora após o parto contribui para que o bebê possa ser amamentado por mais tempo no começo da vida. O recém-nascido já se acostuma com a amamentação e começa

 a aprender as movimentações de sucção.

A amamentação deve ser uma prática prazerosa tanto para a mãe quanto para o bebê. Assim, é importante respeitar as limitações e as possibilidades de cada mulher, fornecendo apoio e a auxiliando ao longo dessa nova etapa. Uma rede de apoio faz toda a diferença para o bem-estar de todos os envolvidos.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre os benefícios da amamentação no pós-parto! Deixe um comentário com a sua opinião!

WhatsApp 1