Icone Relógio

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda a sexta: das 8h às 20h

Sábado, das 8h às 12h

Como escolher o acompanhante do parto?

Como escolher o acompanhante do parto?

Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024

O momento do nascimento do bebê é cercado de muita expectativa e ansiedade, mas a gestante pode se sentir tranquila e segura se estiver acompanhada de pessoas próximas na hora do parto. Independentemente de quem estiver presente na sala de parto, a decisão deve sempre ser da gestante – no Brasil, esse direito é assegurado pela lei 11.108/2005, a Lei do Acompanhante.

O papel do acompanhante é dar conforto e segurança à mulher, garantindo que o seu plano de parto seja seguido. Para isso, é importante que o acompanhante saiba os pontos do plano de parto para se posicionar frente à equipe obstétrica. Ele deverá acolher a grávida, oferecendo todo o suporte emocional necessário.

Não há determinação de grau de parentesco para o acompanhante. Pode haver, inclusive, mudança de acompanhante ao longo do processo de trabalho de parto, parto e pós-parto. O ideal é que a pessoa escolhida tenha conhecimento sobre como apoiar a mulher e, se possível, vá às consultas de pré-natal e à visita de vinculação à maternidade.

Evidências científicas comprovam que a presença de um acompanhante de parto feito pela livre escolha da mulher garante segurança, alívio de dores e redução de ansiedade.

Fonte:

reme.org

Dúvidas? Agende uma consulta na Casa Obstare, com mais de 20 anos de experiência em parto humanizado.

WhatsApp 1