8 dicas de alimentação saudável para gestantes
Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024
A alimentação saudável para gestantes é um dos cuidados mais importantes ao longo da gravidez. Isso garante um maior bem-estar durante a gestação e ainda reduz os riscos para a mamãe e para o bebê, evitando o parto prematuro e uma série de complicações clínicas.
No conteúdo de hoje você vai conferir 8 das dicas fundamentais para uma boa alimentação. Continue a sua leitura e aproveite!
1. Dê preferência a alimentos naturais
Os alimentos naturais e orgânicos têm uma maior quantidade de vitaminas, proteínas e minerais, entre outros componentes fundamentais para a saúde na gestação. Eles contribuem para um melhor funcionamento do metabolismo da mãe e do bebê, além de favorecer o desenvolvimento adequado da criança, evitando uma série de problemas de saúde. Invista em frutas, verduras, carnes magras, amendoím, castanhas do Pará e laticínios, por exemplo.
2. Invista em ácido fólico
O ácido fólico é um componente essencial durante toda a gestação, mas que traz ainda mais contribuições ao longo dos meses iniciais. Ele favorece o desenvolvimento neurológico do bebê e pode ser encontrado facilmente em alguns alimentos, como a couve de bruxelas, o espinafre, o agrião, o feijão branco e a soja, por exemplo.
3. Evite frituras e processados
Além de prejudicarem o organismo e a saúde da mulher, as frituras, processados e industrializados ainda trazem toxinas para o bebê, devendo ser evitados ao longo de toda a gravidez. Invista em ingredientes naturais — como já foi mencionado — e, ao invés de fritar certos tipos de alimentos, prepare-os de forma grelhada ou cozida no vapor.
4. Não coma alimentos crus
Alguns alimentoa, como peixes, mariscos e outros frutos do mar, costumam ser servidos crus com uma maior regularidade. O problema é que, durante a gestação, os riscos de uma intoxicação alimentar são ainda mais graves para a mulher e para a criança, então evite esse tipo de refeição e garanta que as carnes estejam sempre bem passadas.
5. Evite álcool e cafeína
O álcool e a cafeína em excesso também podem prejudicar o desenvolvimento do bebê, além de dificultar a qualidade de vida e o descanso da mãe. Dessa maneira, evite esse tipo de ingrediente e adote uma alimentação mais leve e balanceada.
6. Faça refeições menores ao longo do dia
Essa é uma técnica que facilita o controle dos nutrientes e, assim, a adaptação a uma alimentação equilibrada. Ao invés de se alimentar só no café, no almoço e no jantar, faça cerca de 5 refeições por dia com menores quantidades de comida. Isso beneficia, inclusive, o processo de digestão — já que o recomendado seria nos alimentarmos em cerca de 3 em 3 horas, de um modo geral.
7. Informe-se sobre os nutrientes necessários para a gestação
Aprenda sobre os nutrientes e vitaminas mais importantes para a saúde na gestação, informando-se também sobre as quantidades recomendadas e os alimentos mais indicados para cada fase da gravidez. Assim, você saberá melhor como dosar os carboidratos, as proteínas e as gorduras boas, por exemplo.
8. Mantenha um acompanhamento personalizado
Além de se informar sobre os ingredientes necessários de uma maneira geral, faz toda a diferença avaliar as suas características particulares e as necessidades do seu organismo. Assim, realize um acompanhamento com um nutricionista e converse sobre os hábitos alimentares também com o seu obstetra, contando com o máximo de orientação possível de profissionais especializados.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas para uma alimentação saudável para gestantes! Agende uma uma consulta aqui na Casa Obstare e conte com os nossos profissionais.