42 semanas sem dilatação: devo me preocupar?
Por: Casa Obstare - 15 de Dezembro de 2024
Esperar que o bebê esteja pronto para nascer costuma ser a decisão mais favorável à saúde!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cesáreas desnecessárias aumentam em 120 vezes a probabilidade de problemas respiratórios na criança, além do risco inerente à própria cirurgia para a mãe.
Quando o bebê nasce pelo parto normal, entra em contato com bactérias benéficas, que contribuem com a formação do seu sistema imunológico para a vida toda. O organismo materno também entende que está na hora de fabricar o leite, facilitando a amamentação. Além disso, o útero e todo o organismo tendem a se recuperar de forma mais rápida e eficiente.
É preciso ressaltar que o parto adequado é o mais seguro e saudável para a dupla mãe e bebê. E as condições de saúde de ambos é que vão ditar o limite até o qual é possível esperar e quando é preciso intervir, seja por meio de uma indução do parto ou de uma cesárea em trabalho de parto.
Em gestações de risco habitual (baixo risco), costumamos aguardar até 41 ou 42 semanas dependendo do protocolo seguido. A partir daí o mais indicado é internar a gestante para monitoramento e indução.
Antes disso porém, é possível utilizar vários métodos não farmacológicos de estímulos ao trabalho de parto, que abordaremos em outro post..